CONTROLE DE PRODUÇÃO PCP
Introdução
Atualmente com o aumento da competitividade empresarial, as indústrias tendem a buscar ferramentas que as auxiliem e contribuam para um processo de produção mais adequado.
Tendo em vista este aspecto, o setor produtivo é o principal afetado, sofrendo modificações, para que se adapte à nova realidade.
O planejamento e controle de processos é um elo importante entre as estratégias da empresa e o seu sistema produtivo. De acordo com Slack et al. (2002), “o propósito do planejamento e controle é garantir que os processos da produção ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e serviços conforme requeridos pelos consumidores”. O PCP se preocupa com o que produzir, quanto produzir, quando produzir e com quais recursos produzir, visando a qualidade do produto final.
Planejamento e Controle de Produção
O planejamento e controle de produção (PCP) consistem em garantir que os processos para fabricação dos produtos ocorram com eficácia e eficiência, onde o planejamento define como e quanto produzir e o controle garante que esse plano seja cumprido, fazendo intervenções nos processos e eventuais mudanças necessárias, como falta de peças, quebra de máquinas e outros, ou seja, o PCP tem como função a organização, padronização e sistematização dos processos, levando a empresa à produzir com mais perfeição, segurança, rapidez, facilidade, correção e menor custo.
O PCP vem para dar suporte à gerencia na tomada de decisões, já que está nela os maiores problemas de produção, onde o seu objetivo maior é sempre esquecido, o de gerenciar os meios planejados e não as metas da produção.
O planejamento envolve diversas atividades, das quais destacam-se:
Previsão de demanda: auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários, levando em consideração se a empresa adota uma estratégia de produção para estoque.
Planejamento da capacidade de produção: determinar a