Pcp= planejamento e controle da produção
O pcp trabalha para aumentar a eficiência e a eficácia da empresa, pois essas duas palavras têm um significado diferente e precisam andar juntos uns dos exemplos: eficiência é resolver problemas eficácia é atingir objetivos, eficiência é ênfase nos meios e eficácia é ênfase nos fins. Planejamento: que se deve fazer,quando fazer, quem deve fazer como fazer Planejar é o caminho que devo seguir para atingir objetivos. Controle: medir desempenho, corrigir o desempenho.
A tarefa do controle é verificar se tudo esta sendo feito de acordo com o que foi planejado. Pcp planeja e programa a produção e as operações da empresa. O imponderável: fatos inesperados podem por o planejamento em maus lençóis, então sempre pensar se o plano não der certo, sempre ter um plano B.
Funções do pcp
Estabelecer antecipadamente o que a empresa vai produzir às matérias primas, as pessoas, as maquinas que vão ser utilizadas e os equipamentos depois monitor e controlar o desempenho da produção em relação ao que foi planejado. O pcp tem inter- relações com as demais áreas como: A área de engenharia industrial, suprimentos e compras, recursos humanos, financeira e etc. Principais princípios do pcp: principio da definição do objetivo, da flexibilidade, do planejamento. Princípios que regem o controle: principio di objetivo, principio da definição dos padrões principio da ação e o principio da exceção. Prioridades do pcp: qualidade, confiabilidade, custo, flexibilidade, inovação. Existem três tipos de sistemas de produção e exige um sistema especifico de pcp cada uma delas: Os sistemas de produção e algumas características:
Produção por encomenda: um único produto de cada vez, variedade e pouca padronização e variedade e especialização.
Produção por lotes: Um lote de produto por vez, agrupadas em baterias do mesmo tipo e compensa o desequilíbrio entre departamentos.
Produção