Controle de perdas
Resumo sobre: Controle de perdas
Este assunto vem se tornando uma questão prioritária, os acidentes são indesejáveis, portanto podem ser evitados gerando assim uma atenção para a prevenção.
Dentre o assunto controle de perdas, temos que entender alguns conceitos nos aspectos gerais, sendo eles:
*Acidente: que é algo não desejado e quase sempre inesperado, causando danos às pessoas ao meio ambiente e etc. Segundo o ILCI sigla usada para (International Loss Control Institute) Instituto internacional de controle de perdas, os acidentes são ocasionados pelo contato do corpo humano com uma fonte de energia acima da capacidade, dentre essas fontes podemos encontrar a energia mecânica (ex: quedas, representadas pela maioria das lesões, fraturas, luxações, entorses e esmagamentos); energia térmica (ex: queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau, gerando a inflamação e coagulação; energia elétrica (que pode levar a interferência da função neuromuscular e queimaduras); energia ionizante (normalmente esse tipo de acidente pode ocasionar desorganização dos componentes e funções celulares); energia química (causa lesões devido a queimaduras decorrentes de produtos químicos, algumas reações destroem imediatamente o tecido como quando o contato é com ácidos concentrados.
*Incidente: Segundo Jaques Sherique presidente da sociedade brasileira de engenharia de segurança (SOBES), incidente é definido como algo indesejado e não programado. Os incidentes podem não ser considerados acidentes, já todos os acidentes são considerados incidentes.
*Riscoxperigo: Perigo é considerado como uma situação que provoca danos em termos de lesão, doença e prejuízo a propriedade, já o risco é a probabilidade de ocorrência de um determinado evento perigoso sendo assim risco=probabilidadexseveridade.
O programa de controle de perdas foi feito para que se possa diminuir e/ou eliminar os riscos, através de procedimentos