ANEXOS EPIDERMICOS
Biologia Celular
-Anexos Epidérmicos-
ADRIANO GERALDO VIEIRA
Trabalho apresentado ao Curso de Agronomia da Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR como requisito parcial para avaliação na Biologia Celular.
CAMPO MOURÃO-PR
2013
ADRIANO GERALDO VIEIRA
Biologia Celular
-Anexos Epidérmicos
Professor: Edson tsutomu Anami
CAMPO MOURÃO-PR
2013
Anexos Epidérmicos
Na histologia vegetal o sistema de revestimento é compreendido pela epiderme e a periderme. A epiderme reveste a superfície do vegetal em crescimento primário, podendo ser substituída pela periderme os órgãos que apresentam crescimento secundário. Epiderme é um tecido permanente (adulto), que tem como função de revestimento e proteção. Sua superfície externa é recoberta por uma cutícula, formada pela disposição da cutina (substância lipídica) que serve para impermeabilização e reduz a perda de água.
A epiderme é um tecido adulto de proteção da planta contra diversos agentes agressivos do meio, se origina na protoderme e é composta por células vivas e justapostas. É a camada externa da planta que faz o revestimento de folhas e caules jovens. Só é encontrada nas plantas terrestres. De um modo geral, as células epidérmicas são vivas, aclorofiladas, altamente vacuoladas e possuem forma, tamanho e arranjo variáveis.
A epiderme é constituída, geralmente, de apenas uma camada de células, entre as quais não se observam espaços intercelulares. Quando a epiderme possui mais de uma camada celular (por ex. nas Moraceae, em certas Begoniaceae, Piperaceae e Chenopodiaceae, e no velame das raízes aéreas das orquídeas) é denominada de multiseriada.
As principais funções da epiderme são: absorção, proteção do vegetal, troca de gases, excreção e secreção. As células da epiderme possuem alguns