Controle de estoques Atividade Supervionada 1
1. Introdução
Nosso objetivo é mostrar a eficácia do Sistema de Controle de Estoques no modelo Just In Time, referência de exemplo de sucesso, também mostraremos como a Toyota se tornou uma potência mundial na fabricação automotiva, atendendo a alta demanda, mantendo o controle de estoque no nível ideal, sem desperdiçar tempo e dinheiro. Tornando-se uma referência de inovação mundial no controle de estoque viável para um modelo viável de produção.
2. Histórico 2.1 - Oriundo do Japão, a sua idéia básica e seu desenvolvimento são creditados à Toyota Motor Company, o sistema JIT de manufatura busca um sistema de administração que coordene a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso. O sistema de puxar a produção a partir da demanda, produzindo em cada somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, sendo conhecido como sistema Kanban. Este nome é dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação de itens, ao longo do processo produtivo. Contudo, o JIT é muito mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, sendo considerado como uma filosofia, a qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.
2.2 - Quando falamos em JIT (Just in Time) – Significa que: Nada deve ser produzido, comprado, transportado antes da hora certa - o material certo, disponível na hora certa, no local certo, no exato momento de sua utilização - não estamos falando de um conceito exatamente novo. Esse conceito mostra a percepção de que quando se chega tarde há paralisação do processo produtivo, e chegando muito cedo haverá um simples acúmulo desnecessário de material sem utilidade naquele momento, requerendo espaço e capital, entre outros, gerando custos sem necessidade. Esse