Contabilidade de custos
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE DE CUSTOS
PARTICIPANTES:
FERNANDA SOCORRO SOUSA DE ALMEIDA RA 198724
JACIRENE ALVES DO NASCIMENTO RA 218581
LUCELIA DE JESUS SILVA RA 198614
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVIONADAS
PROFESSOR: GLENDA SOPRANE
ULIANÓPOLIS (PA) 14 DE JUNHO DE 2012.
INTRODUÇÃO
A contabilidade existe há muito tempo, mesmo antes da legalização da mesma, as pessoas já utilizavam algum controle para comercializar os seus produtos ou serviços até os pequenos produtores ou comerciantes de pequeno porte. Sendo assim, surgiu a necessidade de oficializar esse controle, dando vazão à contabilidade financeira.
Porém, a contabilidade da forma como vinha sendo utilizada não fornecia dados gerenciais e administrativos, precisando de uma contabilidade mais analítica, para tomada de decisão e a contabilidade de custos surgiu justamente para identificar reais gastos de cada setor ou departamento, bem como sua finalidade.
“É uma ferramenta de suma importância à gestão empresarial. Através deste sistema contábil, ou seja, reconhecida também, pela legislação fiscal, para efeitos tributários, consoante as normas geralmente aceitas pelos Órgãos de Fiscalização da Classe Contábil, fornece dados e informações com os quais se pode apurar, simultaneamente, o custo não só dos produtos, como dos centros de custos e da própria empresa, bem como se fazer o registro na contabilidade destes eventos”. Em função dessas teorias, abordaremos temas como: a visão de negócios de uma indústria, sua hierarquia, os produtos que serão produzidos, a estrutura dos gastos, os insumos, custos diretos e indiretos, custos fixos e variáveis, despesas operacionais, e investimentos. E ainda, os impostos incidentes, a quantidade de material, a apropriação do consumo e custo real, o custeio ABC, definir bases de rateio e departamentalização. “A contabilidade de custos tem