Controle de estoque hospitalar
Monografia (Especialização em Gestão Avançada em Sistemas de Saúde)
Faculdade São Camilo, Rio de Janeiro, 2011.
RESUMO
Com o avanço tecnológico, social e econômico os serviços hospitalares estão a cada dia se modernizando para acompanhar o mercado. A qualificação na mão de obra, a mudança das estruturas se tornam necessários para atender uma demanda que a cada dia cresce mais e que tornam mais exigentes quanto os atendimentos.
Mas atualmente a crise está instalada no setor da saúde, toda hora aparece na mídia noticias que hospitais estão falidos, mas de quem a culpa? A culpa é da escassez de recursos para investimentos e a vulnerabilidade da gestão setorial, são aspectos que modificam o cenário e interferem no desempenho do setor. O objetivo deste trabalho é apresentar como funciona um controle de estoque em um hospital, mostrando as dificuldades que um gestor tem no controle de uns dos principais itens do ativo. A situação já está complicada com a situação dos hospitais hoje, imagina então se um hospital não tem o controle de seu estoque, a situação ficaria ainda pior. E para finalizar, será apresentado um estudo de caso, desenvolvido no Hospital São José de Teresópolis que implantou um sistema integrado para auxiliar no controle do seu estoque.
ABASTRACT With technological advancement, social and economic hospital services are being modernized every day to monitor the market. The qualification in the workforce, the changing structures become necessary to meet the demands that every day grows more and become more demanding aboutthe calls. But the crisis is currently installed in the health sector, all the time appears in the news media that hospitals are bankrupt, but who to blame? Blame it on the lack of resources for investments and vulnerability management sector, are aspects that modify the landscape and affect the performance of the sector. The objective of this paper is to present