Agnus dei – missa de notre dame guillaume de machaut
CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE MÚSICA
ANTÔNIO DALCIO SOARES DE ARAÚJO
Agnus Dei – Missa de Notre Dame
Guillaume de Machaut
RECIFE-PE
2013
ANTÔNIO DALCIO SOARES DE ARAÚJO
Agnus Dei – Missa de Notre Dame
Guillaume de Machaut
Trabalho analítico sobre a obra de Guillaume de Machaut, denominada Agnus Dei, da Missa de Notre Dame, para a disciplina de Estética.
Prof. Dierson Torres
RECIFE-PE
2013
RESUMO: Texto analítico sobre a obra de Guillaume de Machaut, denominada Agnus Dei - Missa de Notre Dame, abordando a vida do autor em sua trajetória, aspectos políticos, sociais e artísticos de sua época, e principalmente anotações estruturais e estéticas da obra em questão.
PALAVRAS-CHAVE: Machaut, Agnus Dei, Missa, Notre Dame.
ABSTRACT: Text analytical of the work of Guillaume de Machaut, called Agnus Dei, - Mass of Notre Dame, addressing the author’s life in its path, political, social and artistic aspects of his time, and particularly notes the structural and aesthetic of the work in question.
KEYWORDS: Machaut, Agnus Dei, Mass, Notre Dame.
1 INTRODUÇÃO
Para entendermos e também podermos afirmar que a Missa de Notre Dame, de Guillaume de Machaut, foi um marco na música medieval, faz-se necessário olharmos sobre o prisma do contexto histórico que Machaut se encontrava, bem como os aspectos políticos, sociais e até mesmo eclesiásticos. Outras características marcantes da época têm suma importância em serem tratadas neste trabalho, como o cantochão e a transição entre a Ars Nova e Ars Antiqua. O quê levara Guillaume de Machaut a romper/inovar com os padrões estabelecidos pela força clerical romana? Quais características fizeram Machaut ser reconhecido como um gênio? A Missa de Notre Dame nos ajudará a elucidarmos essas questões e nos curvarmos ante a genialidade daquele que foi um dos precursores da ars nova.
2 SUA ÉPOCA
No final do século XIII a prática agrícola já