Logística hospitalar
PROFª. Drª DANIELE C. DE OLIVEIRA URI SANTIAGO - CURSO DE FARMÁCIA VII SEMESTRE - 1 / 2013
HOSPITAL
O hospital é parte integrante de um sistema coordenado de saúde, cuja função é dispensar à comunidade assistência à saúde, tanto curativa quanto preventiva, incluindo serviços à família, em seu domicílio e ainda é um centro de formação para os que trabalham no campo da saúde e para pesquisas bio-sociais.
ADMINISTRAÇÃO DE SAÚDE
“Administração de saúde é planejar, organizar, dirigir, controlar, coordenar e avaliar os recursos e procedimentos pelos quais a demanda por cuidados médicos e de saúde, e as necessidades de um ambiente saudável são atendidos, mediante a provisão de serviços a clientes individuais, organizações e comunidades” .
LOGÍSTICA
A palavra LOGÍSTICA é de origem francesa, do verbo ”loger”, que significa “alojar”. O termo é de origem militar e significa a arte de transportar, abastecer e alojar tropas, com um só objetivo: VENCER BATALHAS.
Acrescentam que se pode definir logística como sendo a junção de quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos.
LOGÍSTICA
“É o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente.”
OUTRO CONCEITO DE LOGÍSTICA
Logística é o ato de gerir estrategicamente e racionalmente, com o máximo de eficiência e eficácia, recursos possuidores de valor econômico, sejam eles bens ou serviços, pertencentes a organizações públicas ou privadas, a partir de sua origem, passando pelo suprimento, armazenagem, administração de estoques e transporte, e os fluxos correlatos, com o fim de oferecer ao cliente produtos e serviços, no tempo certo, no lugar desejado, na qualidade exigida, e ao menor custo possível.
LOGÍSTICA HOSPITALAR
A logística hospitalar é o