logistica hospitalar
Neste Trabalho será abordado o tema: Logística hospitalar com ênfase em Estoque e Armazenagem. A logística é muito importante no ambiente hospitalar, pois os medicamentos precisam estar dispostos de maneira de fácil para que não haja erro e o giro de estoque deve ser sempre eficaz. O armazenamento de materiais na área de saúde é mais complexo do que a de outros segmentos da economia, pois os medicamentos e materiais de enfermagem têm pequeno prazo de validade. Dentro da logística hospitalar é necessário observar como deve ser feita a compra dos produtos assim como sua distribuição de forma a manter um estoque médio sem que ocorra falta de material ou desperdício do mesmo. Da mesma forma é importante observar a armazenagem dos produtos, qual a melhor maneira de estocá-los e como mantê-los sem que sofram alterações ou se deteriorem nos locais em que ficarão guardados até seu consumo.
Logística
Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências do cliente. Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.
Surgimento da Logística e seu desenvolvimento
Com o desenvolvimento do capitalismo mundial, sobretudo a partir da Revolução Industrial, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo. Isto ocorreu, pois a quantidade de mercadorias produzidas e consumidas aumentou muito, assim como o comércio mundial. Nos dias de hoje, com