Controle da Produção etapa 3
A palavra controle tem sido mal interpretada e frequentemente associada a punições, vigilâncias e restrições. Em administração, todavia, ela é utilizada no sentido amplo de guiar e regular as atividades da empresa, a fim de garantir o alcance dos objetivos almejados. Se tudo corresse exatamente de acordo com o que foi o planejado, não haveria nenhuma necessidade de controle. Existe controle exatamente porque sempre alguma coisa sai diferente daquilo para o qual foi planejada.
O controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho, para assegurar que os objetivos da empresa sejam atingidos. A tarefa do controle é verificar se tudo esta sendo feito conforme o que foi planejado e organizado, de acordo com as ordens dadas, para identificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição.
Todo controle visa á:
º correção de falhas ou erros: o controle serve para detectar falhas ou erros, seja no planejamento, seja na execução, e apontar as medidas corretivas.
° prevenção de novas falhas e erros: ao corrigir falhas ou erros, o controle aponta meios de evita-los no futuro.
O controle, pois, é importante na medida em que assegura que aquilo que foi planejado e organizado realmente cumpriu os objetivos pretendidos. È um certificado de que as coisas foram executadas de acordo com os planos, com os esquemas e com as ordens transmitidas.
Existem dois tipos de controle:
º Controle de desempenho: isto é, o controle que se realiza a medida que as operações estão sendo executadas. O controle do desempenho visa ao alcance da eficiência no cotidiano das operações.
° Controle dos resultados: isto é, o controle que realiza após as operações para verificar se elas alcançaram os resultados esperados. O controle dos resultados visa ao alcance da eficácia nos objetivos pretendidos.
Conceito De controle da produção
O controle da produção (CP) é a ultima fase do PCP< que acompanha, avalia e regula as atividades