Controle Da Capacidade Instalda
Fabiane Rodrigues
Turma: 166.875
Profº: Ângelo Oliveira
CONTROLE DA CAPACIDADE
INSTALADA
O QUE É CAPACIDADE INSTALADA?
Capacidade Instalada pode ser traduzida como o limite da produção ou a capacidade máxima de produção de uma fabrica. É a quantidade de unidades de produto que as maquinas e equipamentos instalados são capazes de produzir.
TIPOS DE CAPACIDADE NA
PRODUÇÃO
*Capacidade Instalada: é a capacidade produtiva obtida numa jornada de trabalho de 24 horas ignorando as paradas para manutenção e perdas decorrentes de erros de programação da produção.
Para calcular, multiplicamos a quantidade produzida por hora x 24 horas x 30 dias = a capacidade mensal da empresa.
*Capacidade Disponível: é o estudo de capacidade da produção sobre o tempo disponível do funcionamento da empresa.
O calculo é bem simples também. A fórmula é semelhante à da capacidade instalada, porém considera o tempo que a empresa trabalha. *Capacidade Ociosa: é a diferença entre o volume efetivamente produzido e aquele que poderia se produzido se houvesse plena utilização da capacidade instalada.
*Capacidade Efetiva: representa a capacidade disponível subtraindo-se as perdas planejadas desta capacidade. A capacidade efetiva não pode exceder a capacidade disponível, isto seria o mesmo que programar uma carga de máquina por um tempo superior ao disponível.
*Perdas Planejadas: são aquelas perdas que se sabe de antemão que irão acontecer, por exemplo:
**set-up para a alteração do mix de produtos;
**manutenção preventivas periódicas; **troca de turnos; **controles/amostragens de qualidade. *Set Up: corresponde ao tempo para preparar um unidade produtiva quando se troca o tipo ou modelo de produto a ser produzido. Set Up é o trabalho necessário para se mudar uma maquina especifica, recurso, centro de trabalho ou linha de produção.
Após concluir a produção A para produzir a primeira peça boa da produção B.
*Unidade Produtiva: pode ser uma fábrica,
um