CONTROLE BACTERIANO PELO CALOR ÚMIDO
INTRODUÇÃO:
Os microrganismos necessitam de um meio de cultura adequado para seu crescimento in vitro. Mas além de componentes presentes no meio, existem outros fatores que interferem no seu desenvolvimento: que são fatores ambientais como a temperatura. Será analisado o comportamento da bactéria Pseudomona Aeruginosa conforme o tempo de aquecimento.
OBJETIVOS:
Verificar a resistência da bactéria Pseudomona Aeruginosa ao calor de 100ºC em banho Maria por diferentes tempos.
MATERIAL E MÉTODOS:
Foi dividido a placa em 4 quadrantes, semeamos por estria simples com auxilio de uma alça de inoculação a bactéria no 1º quadrante e colocamos no tubo com a bactéria no banho Maria por 5’, retiramos a semeadura no 2º quadrante e colocamos o tubo com a bactéria novamente no banho Maria por mais 5’, depois repetimos a semeadura no 3º quadrante por 10’ e em seguida colocamos o tubo com a bactéria teste no banho Maria por mais 10’ e repetimos a semeadura no 4º quadrante. Depois incubamos a placa de Petri em estufa 37ºC por 24-48h.
ANÁLISE DO RESULTADO:
Com a alçada pegamos a salina e fizemos um esfregaço na lâmina, acrescentamos com a alçada novamente a coloração de Gram, depois passamos a lâmina 3x no bico de bunsen. E encontramos na bactéria Pseudomona Aeruginosa Cocos gram positivos e Estafilococos de colocação roxa.
CONCLUSÃO:
Confirmamos que a temperatura e o tempo são fatores importantíssimos e que podem alterar no crescimento e no comportamento dos micro-organismos.
RELATÓRIO 04 - MICRO-ORGANISMOS DO AMBIENTE
INTRODUÇÃO:
As bactérias encontram-se em todos os ambientes. Muitas vezes a sua presença não é prejudicial, como os micro-organismos que colonizam a pele e o trato gastrointestinal.
Como as bactérias estão presentes em todos os lugares, será realizado o isolamento das mesmas em lugares específicos. Para esse experimento coletou-se amostras da descarga do banheiro do hospital veterinário, que é usado