Tratamento de agua esgoto e residuos solidos
Passo 1 - Tratamento da água e sua interação no planejamento do meio ambiente
A água é um recurso necessário a todos os aspectos da vida e ao desenvolvimento das atividades humanas. Embora exista em abundância na Terra,cobrindo 71% da superfície terrestre (MOTA, 1997), a mesma é escassa em muitas áreas,devido a sua má distribuição e às perdas, assim como por causa da degradação antrópica.
De acordo com o Banco Mundial, cerca de 80 países, hoje, enfrentam problemas de desabastecimento e cerca de 1,5 bilhão de pessoas não têm acesso a fontes de água de qualidade (REVISTA SUPERINTERESSANTE ESPECIAL, 2001).
As diversas utilizações da água, em média 80%, resultam em esgoto(MANUAL DE IMPACTOS AMBIENTAIS, 1999), seja ele de origem doméstica,hospitalar, industrial, entre outros. O esgoto doméstico ou efluente sanitário contém cerca de 99,9% de água e 0,1% de sólidos orgânicos e inorgânicos (MENDONÇA, 1990). Neste, é comum a presença de microorganismos patogênicos, responsáveis por algumas doenças de veiculação hídrica. Os efluentes industriais além da matéria orgânica, podem carrearsubstâncias químicas tóxicas ao homem e outros animais. A água é conhecida como solvente universal, mas sempre retêm alguns resíduos dos materiais com os quais entra em contato. Mesmo a água doce contém resíduos das substâncias presentes. Neste sentido procura-se utilizar a mais alta tecnologia de tratamento para eliminar todos os poluentes e agentes ameaçadores a saúde. Nas estações de tratamento, a água bruta passa por diversos processos. As principais são:
Oxidação
O primeiro passo é oxidar os metais presentes na água, principalmente o ferro e o manganês, que normalmente se apresentam dissolvidos na água bruta. Para isso, injeta-se cloro ou produto similar, pois tornam os metais insolúveis na água, permitindo, assim, a sua remoção nas outras etapas de tratamento.
Coagulação
A remoção das partículas de sujeira se inicia no tanque de