CONTROLE AVERSIVO
O controle aversivo não é um caso específico de controle, mas é parte dascontingências em geral. Sendo assim, não faria sentido a divisão existente na literatura que estabelece que algumas relações comportamentais envolvem controle aversivo e outras o controle por reforço positivo. essa dicotomia ocorre desde os primeiros experimentos até os tempos atuais, apesar de variações na terminologia empregada.
O que caracteriza um determinado tipo de controle como aversivo? o controle aversivo é descrito através da listagem de determinadas relações, e a justificativa para esse agrupamento de relações sob uma única denominação tem sido o fato de essas relações serem supostamente aversivas
O que é controle? culturalmente o termo controle não raramente é sinônimo de opressão e padronização, em especial nas culturas que viveram (ou vivem) sob regimes políticos autoritários. Hoje o que constatamos que é impossível ser analista do comportamento sem usar frequentemente o termo controle. Por exemplo, dentre os objetivos dessa ciência estão previsão e controle do comportamento (Skinner, 1953); um dos alicerces da análise operante é o controle pelas consequências (Skinner, 1974); uma das suas áreas de estudo é o controle de estímulos e outra o controle aversivo (Catania, 1998). Portanto, até que o termo “controle” seja substituído como terminologia técnica, o que temos que fazer é desvesti-lo do seu significado leigo e estabelecer claramente o seu significado técnico/científico .
Metodologicamente, fala-se em controle experimental que envolve a manipulação de uma variável independente enquanto as demais são mantidas constantes ou fala-se também em grupo de controle, aquele no qual a variável independente em estudo não é manipulada. Nesse sentido, pode-se dizer que “controlar é alterar a probabilidade de”. Então constatamos que o termo “controle” nada mais significar do que o fato de que um evento tem sua probabilidade de ocorrência alterada por outro.
Para