Controladoria
Antigamente, na decada de 60, os brasileiros preferiam investir em ativos reais que são principalmente imoveis, evitando assim aplicações em titulos publicos e privados, deviso a grande inflação que inflingia os mercados brasileiros.
Os brasileiros começaram a investir no mercados de capitais em abril de 1964, após um novo governo ter assumido o poder e iniciado assim uma grande reforma na economia brasileira .
A lei que mais modificou o mercado de capitais foi a lei nº 4.537/64 que instituiu a correção das ORTN, a Lei nº .595/64 leia da reforma bancaria , que reformulou todo o sistema nacional de ntermediação e criou o conselho monetário nacional e o Banco Central, e principalmente a Leis nº 4.728 de 14/04/65 Lei de mercado de capitais que estabeleceu medidas para seu desenvolvimento.
A nova legislação resultou em diversas modificações no mercado acionário, tais como: a reformulação da legislação sobre Bolsa de Valores, a transformação dos corretores de fundos públicos em Sociedades Corretoras, forçando a sua profissionalização, a criação dos Bancos de Investimento, a quem foi atribuída a principal tarefa de desenvolver a indústria de fundos de investimento.
Com a finalidade específica de regulamentar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, as Bolsa de Valores, os intermediários financeiros e as companhias de capital aberto, funções hoje exercidas pela CVM, foi criada uma diretoria no Banco Central - Diretoria de Mercado de Capitais.
Alguns incentivos foram criados para a aplicação no mercado acionário, entre as quais se destacam os Fundos 157, criados pelo Decreto Lei nº 157, de 10.02.1967. Estes fundos eram uma opção dada aos contribuintes de utilizar parte do imposto devido, quando da Declaração do Imposto de Renda, em aquisição de quotas de fundos de ações de companhias abertas administrados por instituições financeiras de livre escolha do aplicador.
Com o grande volume de recursos arrecadados para o mercado acionário,