controladoria
Desse modo, criou-se a ciência chamada de controladoria. Capaz de atuar no ambiente econômico da organização. Também chamada de Gestão Econômica, a controladoria lida com uma alta demanda de informações, sejam elas internas ou externas.
Mas afinal de contas, o que seria a controladoria? Catelli afirma ter dois vértices fundamentais para descrever essa ciência: a primeira diz respeito ao ramo do conhecimento, a segunda, órgão administrativo.
A base de sustentação da controladoria é o chamado GECON (gestão econômica), onde aquela utiliza métodos e conceitos operar de forma eficiente na empresa. Tais como: aplicando o princípio da continuidade da organização, pois quando se cria uma empresa, visa-se que ela seja duradoura; a interação como ambiente que a rodeia; sendo eficaz em suas decisões; e o mais importante de todos: guiar-se pelo Modelo de Gestão empresarial, o qual esse dirá onde e como a controladoria irá atuar.
Enquanto unidade administrativa, a controladoria é responsável por coordenar e disseminar a tecnologia de gestão. É importante que fique claro que a controladoria não substitui a responsabilidade do gestor em relação à tomada de decisão na empresa, porém o que há é uma indução de ideias que possibilitem um resultado econômico otimizad