controladoria
FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA – FAVIP
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Aryane Rebecca Lira de Vasconcelos
UM ESTUDO DA ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA DE UMA FRANQUIA DE COSMÉTICOS
CARUARU
2013
Aryane Rebecca Lira de Vasconcelos
UM ESTUDO DA ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA DE UMA FRANQUIA DE COSMÉTICOS
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao departamento de Ciências Contábeis da Faculdade do Vale do Ipojuca, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.
Orientadora: Profa. Ms. Lavoisiene Rodrigues de Lima.
CARUARU
2014
1. INTRODUÇÃO
Atualmente montar um negócio exige não só capital, mas também experiências no mercado para manter o mesmo. Uma opção por muitos empreendedores, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF),é buscar uma marca já conhecida no mercado facilitando a vida quanto ao marketing da empresa, e sendo auxiliado no suporte do desempenho organizacional da mesma.
As franquias são uma modalidade de negócio comercial ou industrial, que envolve a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado, envolvendo a concessão e transferência de marca, produtos ou serviços e tecnologia.
Segundo a Franquia em estudo, a mesma fornece seus produtos, treinamentos, sistemas operacionais e oferecem um o modelo estratégico mercadológico para a realização de seus procedimentos com o objetivo de maximizar a riqueza da empresa e da marca.
Com o aumento da burocracia da organização nas empresas, o aumento da incidência do governo em relação as politicas fiscais e a necessidade de maior grau de capitais de terceiros, foi percebido pelos contadores a necessidade de agregar conhecimentos de gestão empresarial, como forma de participarem desse processo de gestão por meio