Controladoria
CENTRO E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – Gestão
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
6º PERÍODO – 2010 I
Acadêmica: Aline Mattana
A controladoria, a partir de um enfoque de gestão de valor, para auxiliar as decisões nas organizações.
A necessidade de criar valor nas empresas surge quando elas percebem que para manterem-se competitivas e atrativas, devem criar informações de valor que as auxiliem na tomada de decisões.
Atualmente pode-se constatar que a empresa que não agrega valor aos seus negócios tende à descontinuidade, já que o ambiente em que ela está inserida tornou-se cada vez mais dinâmico, exigindo a adaptabilidade dos processos e dos gestores. “Nesse intenso movimento de mudanças, o processo de gestão empresarial passa por novos desafios e os gestores passam a trabalhar com novos modelos de decisão.”(CATELLI, ARMANDO;CONTROLADORIA – Uma Abordagem da Gestão Econômica; 2ªed., 2001, p.29)
A controladoria como sendo uma ferramenta de coordenação de informações, buscando otimizar os resultados e processos dentro da gestão, tem sido indispensável neste cenário atual.
A missão da controladoria é assegurar a otimização do resultado econômico da organização, definindo através de estudos, análises e monitoramento de processos o melhor caminho a ser seguido para que os resultados sejam melhores, mas cabe ao gestor da empresa decidir o caminho que deve seguir.
Um bom controller consegue, através de argumentos, fatos e exemplos, convencer o gestor da eficiência dos métodos a serem aplicados, tornando a empresa mais competitiva no mercado.
Para auxiliar o gestor na tomada de decisões, a controladoria conta com os Sistemas de informação e seus subsistemas, que são: simulações, orçamentos, padrões e realizado, que considerando as particularidades de cada um no atendimento a cada etapa do processo de gestão, viabilizarão um conjunto de ações, que fará com que o gestor tenha apoio em todas as fases do processo. (Almeida,