Você sabe a diferença de hiv e aids
Portador do HIV é qualquer pessoa que foi infectado pelo vírus e que na grande maioria das vezes está totalmente saudável. Ter AIDS significa a fase da infecção aonde surge varias doenças e infecções oportunistas que surgem pela deficiência do sistema imunologico da pessoa, que foi provocado pela ação do vírus.
Depende da resposta imunologica individual e talvez também do tipo de vírus. Podemos apenas dar uma resposta estatística que demostra que a metade das pessoas, após 10 anos de infecção, ainda não apresentaram sintomas da AIDS. Tem um (pequeno) grupo que são soropositivos por muitos anos e ainda não apresentaram sinal nenhum de uma baixa na imunidade. No caso individual temos de agir e prestar uma assistência acreditando que a pessoa com HIV está no grupo que tem uma sobrevida longa. É a conduta correta que se faz na medicina quando se tem um paciente com um doença crônica.
Por que fazer o teste de aids Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida.E além disso quem tem Hiv e não sabe pode transmitir o vírus involuntariamente.
Nos casos das mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o exame!
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente, nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA (ver mapa com localização pelo país). Os exames podem ser feitos