Controladoria
Passo 1
Missão, Crenças e Valores
Um dos aspectos mais importantes, senão o mais diretivo e o que mais orienta para o pleno exercício da liderança compartilhada é o estabelecimento de missão, visão e valores da sua empresa. O Conjunto formado pela missão crenças e valores representa a identidade organizacional. Todos devem saber claramente o propósito, a razão da existência da organização.
A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e investidores. Ela está tão ligada ao lucro quanto ao seu objetivo social e deverá seguir uma linha da qual não abre mão, como por exemplo: honestidade, respeito, qualidade, integridade, etc.
A Visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. É como ela se enxerga em um prazo determinado e reflete o alvo a ser procurado pelos esforços individuais, da equipe e pela alocação de recursos e investimentos.
Valores são os princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões das pessoas e empresas, no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.
Os Valores são um conjunto de princípios, que definem e facilita a participação das pessoas no desenvolvimento da Missão, Visão e dos próprios Valores. Os Valores ainda facilitam no comprometimento entre os colaboradores e dos colaboradores com os clientes, comunidade e com a sociedade.
Assim como, cada pessoa tem características próprias e individuais e desempenho consequentemente diferenciado, as empresas, como expressão econômica da atividade social, da mesma forma, são dotadas de individualidades que as distinguem umas das outras. No caso das empresas, as individualidades podem ser verificadas em aspectos como: níveis de eficiência e eficácia, estrutura física, estrutura