Controladoria
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
1. Alguns estudiosos entendem que a Controladoria é uma posição de staff na empresa e outros defendem a sua atuação como área operacional. Tendo como referência este capítulo, faça sua análise e apresente os argumentos que justifiquem sua posição sobre o assunto.
Resposta:
A Controladoria deve ser um órgão operacional. Não deve ser de staff ou assessoria. É uma função de responsabilidades claras e deve prestar contas de seu desempenho e ser avaliada por isso. Se falhar no monitoramento da gestão econômica, a empresa poderá sofrer problemas por pelo desempenho inadequado de sua função; portanto, não é staff, é operacional.
2. Discorra sobre as funções que existem e são necessárias dentro das empresas e a possibilidade do exercício dessas funções por uma ou mais pessoas ou diferentes pessoas.
Resposta:
Tome como exemplo um pequeno empreendimento, em que o dono é também o único funcionário. Ele além de proprietário, é o diretor geral, o responsável pela produção, pelas vendas, pelos recebimentos e pagamentos, pelo planejamento estratégico, pela controladoria, pela tesouraria etc. Numa empresa média, a função financeira, a função de controladoria, a função de tecnologia de informação e até a função de recursos humanos pode ser exercida pelo contador.
3. Alguns estudiosos entendem que o setor de Controladoria deve situar-se hierarquicamente acima de todas as outras funções operacionais. Apresente argumentos a favor e contra esta colocação. Faça sua opção.
Resposta:
Os argumentos a favor exploram que, como o controller tem que monitorar todas as áreas, inclusive as diretorias, deve estar ligado diretamente à presidência.
Contudo, a função operacional da controladoria, como qualquer função, tem ser aceita normalmente por qualquer nível hierárquico, não havendo necessidade de sobrepor-se à qualquer função operacional, podendo ficar no mesmo nível dela.