Controladoria
Controladoria
Marcelo Evandro Johnsson Valter Pereira Francisco Filho
O presente capítulo tem por objetivo apresentar o conceito e os enfoques da Controladoria enquanto área responsável por suprir os gestores com informações para otimizar o processo de tomada de decisão. Além disso, são apresentados o processo de controle e o processo de planejamento e controle orçamentário, que constituem as metodologias mais adequadas para que a Controladoria desempenhe suas atividades da forma mais dinâmica, econômica e efetiva possível.
1 Conceitos e enfoques
A Controladoria enquanto ramo do conhecimento, apoiada em informações contábeis e numa visão multidisciplinar, é responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, que supram adequadamente as necessidades informativas dos gestores e os conduzam durante o processo de gestão, quando requerido, a tomarem decisões ótimas. Estas necessidades informativas são a cada dia maiores, exigindo que a Controladoria deva agir de forma próativa em relação a estas necessidades, o que exige dos profissionais desta área uma formação bastante sólida em termos de conhecimentos relativos ao processo de gestão organizacional. É necessário entender que as organizações são entidades de transformação de recursos (materiais, humanos, financeiros, tecnológicos etc.) que tem por objetivo a geração de benefícios de natureza material (bens, serviços, riquezas) e não material (de ordem afetiva, intelectual, moral), sempre revertidos ao próprio homem. Isto as caracteriza como organizações sociais e econômicas.
COLEÇÃO
EMPRESARIAL
GESTÃO
59
A controladoria deve promover a eficácia organizacional, viabilizar a gestão econômicofinanceira e participar ativamente do planejamento e controle das operações
O campo de atuação da Controladoria compreende as organizações, caracterizadas como sistemas abertos e dinâmicos, interagindo com outros num determinado ambiente.