Lader
Protocolo PL 29/30 Abril 2010 Margarida Liberato
Determinação e representação de parâmetros estatísticos básicos relevantes para o estudo do vento
Parte I Os dados de vento (médias diárias para todo o ano de 2009) para um ponto junto à costa NW de Portugal continental, de coordenadas longitude = 10W e latitude = 42.5ºN, encontram-se organizados, por colunas, no ficheiro denominado vento.txt: • • Componente zonal da velocidade do vento Componente meridional da velocidade do vento
Pretende-se que os alunos: 1. Elaborem um gráfico da evolução temporal das duas variáveis. 2. Façam os respectivos histogramas, efectuem uma análise estatística básica e comentem sucintamente os resultados.
Parte II Os dados de vento (médias diárias para todo o ano de 2009) para a região Euro-Atlântica (entre os paralelos 20ºN e 60ºN e os meridianos 35ºW e 15ºE, com espaçamento de 2.5º), encontram-se organizados, nos ficheiros denominados u_2009.mat e v_2009.mat, sendo que as linhas da matriz de dados correspondem aos pontos no espaço e as colunas ao tempo (365 dias). Pretende-se que os alunos: 1. Calculem e façam a representação gráfica do padrão médio anual de cada uma das componentes do vento. 2. Calculem e façam a representação gráfica do padrão médio de cada uma das componentes do vento, para os meses de Janeiro e de Agosto. Gravem as respectivas matrizes num ficheiro ascii (para a componente U em Agosto, denominado por exemplo u_media_Agosto.txt). 3. Calculem e façam a representação gráfica do padrão médio de cada uma das componentes do vento, para a estação de Primavera (Março-Abril-Maio). 4. Repitam os pontos 1 a 3 mas fazendo a representação gráfica da variabilidade. 5. Comentem sucintamente os resultados.