Contribuições éticas em defesa da vida humana
CURSO DE FILOSOFIA
CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS EM DEFESA DA VIDA HUMANA.
THIAGO CARLOS DOS SANTOS
Marília
2013
Orientador: Prof. Dr. Orion Ferreira.
INTRODUÇÃO
Verdadeiramente Tomás de Aquino foi um símbolo do pensamento escolástico no período da Idade Média. Este trabalho da ética tomista – averigua também a noção tomística de essência, o peculiar ato de existir, o próprio ser, ente, o ser e sua natureza, isto é, sua essência, substância, sujeito, e o seu despertar num processo de movimento – potência e ato – o ser é claramente conhecido, o qual é ao entendimento do que Aquino emitiu sobre o ser humano. De modo que – meu intento é mostrar o saber de Tomás de Aquino sobre a pessoa e suas notáveis indagações na arquitetura de suas preleções e buscas ético-filosóficas. Logo, é precisamente nesse contexto que o presente resumo se expõe. De fato são postas algumas situações – dentre elas – qual seria a indagação mais concordante a se dar a respeito ao início da vida humana; assim a partir de que instante essa pessoa começa a ter direito à proteção; a discução quanto ao aborto espontâneo, provocado, terapêutico, eugênico, humanitário, psicossocial; qual seria a melhor explanação a ser dada a essas altercações, por abranger aspectos científicos, ético-filosóficos, religiosos, humanitários e jurídicos.
CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS EM DEFESA DA VIDA HUMANA
O ser é aquela perfeição – é o próprio ato de existir, pela qual alguma coisa é, o ser, a coisa existente, aquilo que existe, aquilo que exercer o ato de existir ou que é concebido como podendo exercê-lo; Tomás de Aquino o denominará substância, sujeito.
O próprio ser comporta-se com respeito a toda coisa existente como seu ato: com efeito, nada possui atualidade, isto é, mudança a não ser enquanto existe. O existir é a mudança de tudo mais. Mas nada pode “ser” em ato que não possua nele mesmo uma essência determinada,