CONTRIBUIÇÕES DE MELANIE KLEIN
• Ela foi a primeira psicanalista a analisar crianças muito pequenas através do método do brincar com idade entre 18 e 36 meses de vida, a partir do analise dessas crianças ela observou que eles tendiam a ver o mundo em branco e preto ou bom ou mal, quanto maior era a divisão entre bom ou mal. Na fantasia da criança mais complexa era a psicopatologia envolvida. Melanie Klein foi uma das maiores psicanalistas da história.
• Melaine Klein superou toda condição de perdas e desamparo, conseguindo a partir de sua experiência de vida, elaborar sua valorosa obra psicanalítica. Imprimiu sua marca ao aprimorar sua técnica com crianças.
• Sua contribuição para a psicanálise possibilitou a investigação psicanalítica dos primeiros meses de vida, abrindo as portas para o tratamento de pacientes psicóticos.
• Ampliou a teoria de Freud, ao proporcionar através da interação dos processos projetivos e introjetivos.Para Klein ao bebê nascer ainda não tem um ego, ou um self constituído, mas apresenta estruturas precursoras deste, tornando-se capaz de sentir ansiedade e de se defender dela por meio de projeções e introjeções. A teoria Kleiniana consolida-se com a teoria das posições , e todos os demais desenvolvimentos são invariavelmente baseados em seu funcionamento.
CONTRIBUIÇÕES DE Donald Woods Winnicott PARA A PSICANÁLISE
• As contribuições de Winnicott enriqueceram a concepção psicanalítica sobre as bases do desenvolvimento emocional precoce (Winnicott, 1945/1978), principalmente no que concerne ao conceito de fenômenos e objetos transicionais, produzidos em uma área intermediária situada entre o mundo interno e o mundo externo. Winnicott formulou uma concepção sobre a constituição do mundo interno bastante original, afastando-se da doutrina freudiana à medida que não recorre à teoria pulsional. Se para Freud o objeto é pensado como objeto da pulsão (Laplanche & Pontalis, 1967/1983), na vertente winnicottiana o objeto