Tratamento térmico
O presente relatório visa demonstrar, passo a passo como são realizados diferentes processos de tratamento térmico no aço SAE 1045 e seus respectivos resultados.
Objetivos
Correlacionar microestruturas x propriedades mecânicas x tratamentos térmicos.
Materiais e Métodos
Foram utilizadas cinco amostras de aço SAE 1045, quatro delas foram levadas ao forno em temperatura de austenitização, cerca de 900ºC, permanecendo por 20 minutos, tempo esse determinado (fig.9) por norma, suficiente para as peças obterem homogeneidade térmica. Em seguida, foram resfriadas de diferentes formas buscando resultados distintos.
Resfriada ao ar livre; (fig.1).
Como recebida; (fig.2).
Resfriada em óleo; (fig.3).
Resfriada dentro do forno; (fig.4)
Resfriada ao ar livre;(fig.5)
O tempo de resfriamento para a obtenção de estrutura martensítica no aço 1045 é de até 4s. No experimento, levamos apenas 0,8s para o resfriamento em água e 1,1s para o resfriamento em óleo. Após resfriadas, as amostras passaram pelo processo de metalografia, que é a preparação do material para a análise da estrutura foram cortadas com o auxílio da máquina de policorte(fig.8) e em seguida foram embutidas em baquelite em uma máquina embutidora(fig.7) para facilitar o manuseio das peças.
Após embutidas, as amostras foram polidas em uma lixadeira de bancada(fig.6) com diferentes granulometrias até obtermos uma superfície sem riscos. Com a superfície polida, as amostras foram atacadas quimicamente com Nital 5%, para evidenciar as microestruturas resultantes em cada processo, mostradas abaixo: