Contribuição marx weber
NOVEMBRO – 2012
QUAL A CONTRIBUIÇÃO DE MARX E WEBER PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO SOCIOLOGICO E POLÍTICO CONTEMPORÂNEO
Trabalho apresentado ao Professor da disciplina Sociologia Politica da turma do primeiro período, turno noturno do curso de .
Trabalho apresentado ao Professor da disciplina Sociologia Politica da turma do primeiro período, turno noturno do curso de .
16/11/2012
1 – Desenvolvimento
A contribuição de Marx e Weber para a sociologia acontecerem de várias formas. As contribuições mais importantes foram à temática das classes sociais e a desigualdade.
Conceitos-chave da sociologia marxista incluem: o materialismo histórico, modo de produção, a relação entre o capital e o trabalho. Sociologia marxista é significativamente em causa, mas não limitado a, as relações entre a sociedade e a economia.
O materialismo histórico começou a partir de uma realidade subjacente fundamental da existência humana: que, para que os seres humanos para sobreviver e continuar a existência de geração em geração, é necessário que eles produzam e reproduzem as exigências materiais da vida. Marx então estendeu esta premissa, afirmando a importância do fato de que, a fim de realizar a produção e de troca, as pessoas têm que entrar muito definidas as relações sociais, mais fundamentalmente "relações de produção".
De acordo com Marx, a combinação de forças e relações de produção significa que maneira como as pessoas se relacionam com o mundo físico e da forma como as pessoas se relacionam entre si socialmente estão ligados em conjunto de formas específicas e necessárias. As pessoas devem consumir para sobreviver, mas para consumir devem produzir, e na produção que necessariamente entrar em relações que existem independentemente de sua vontade.
No contexto da teoria socioeconômico de Marx, o