Contribuição da contabilidade para a economia
A contabilidade é uma ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fenômenos. Tem o objetivo de oferecer informações e orientações necessárias à tomada de decisão. Essas informações são indispensáveis à orientação administrativa, permitindo maior eficiência na gestão econômica e financeira da entidade e no controle dos bens patrimoniais.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
A contabilidade desenvolveu-se à medida que o homem foi necessitando de novas técnicas para a administração de seu patrimônio.
Nas civilizações da Antiguidade, onde surgiram os primeiros movimentos comerciais, foram utilizados sistemas contábeis e de auditoria no âmbito da administração pública. No fim do Feudalismo, onde os sistemas econômicos eram autossuficientes e não existia um comércio abrangente, apenas os bancos realizavam grandes negociações financeiras, por isso dispunham de sistemas completos de registros contábeis que culminaram na elaboração do Método das Partidas Dobradas. Com o surgimento do Capitalismo o método contábil serviu como um instrumento indispensável, pois houve uma intensa movimentação de capital, produtos e serviços, demandando a separação entre investidor e administrador e a consequente necessidade de elaboração de relatórios financeiros que reflitam dentre as varias situações da empresa, a patrimonial. A partir do século XIX, a revolução tecnológica influenciou de modo geral o cenário econômico, proporcionando nos transportes e na comunicação internacional. Mesmo assim, a tecnologia básica da contabilidade tem mudado muito pouco, devido a uma defasagem entre as invenções e as aplicações, os métodos contábeis mantêm-se inalterados pela sua comprovada eficácia e adaptabilidade às mudanças dos sistemas informatizados, sem fugir de base inicial. A contabilidade é hoje um instrumento