Fichamento
ANTROPOLOGIA
(Cultura e Seus Significados)
Mércio Pereira Gomes
Antropologia Cultural
Lucas Cunha - 20101019083
Bacharelado em Humanidades - UFVJM
Novembro de 2010
Os Múltiplos Sentidos de Cultura
Na década de 1950, o antropólogo americano Alfred Kroeber se deu ao trabalho de compilar as definições de cultura e achou mais de 250 variações, hoje as contaríamos em milhares, cultura é vista como se fora sinônimo de erudição, tal conhecimento estaria nas áreas de Literatura, Filosofia, História, etc.. Uma variação dessa acepção vem da tradição da filosofia idealista alemã, originada no século XVIII,segundo a qual cultura equivale à formação, no sentido de constituição e desenvolvimento, tanto individual quanto coletivo.
Uma segunda categoria diz respeito à arte e suas manifestações. Outra visão enxerga cultura como os hábitos e os costumes que representam e identificam um modo de ser de um povo. Cultura seria o todo comportamental, incluindo emocional e intelectual, de um povo, ou, em menor escala, de uma coletividade. Também essa ideia interessa à concepção de cultura da antropologia. Outra linha, diz que cultura é a identidade de um povoou de uma coletividade. Mais uma categoria considera que cultura é aquilo que está por trás dos costumes e das atitudes d um povo. Outra acepção, traz o ideal que cultura é uma dimensão que está em e perpassar todos os aspectos da vida social.
Por fim, talvez a concepção mais genérica diga que cultura é tudo aquilo que o homem vivencia,realiza, adquire e transmite por meio da linguagem.
Nosso Conceito de Cultura.
A tarefa da antropologia cultural é perseguir uma compreensibilidade do que é cultura, não só para efeitos argumentativos e demonstrativos também para esclarecer seu valor conceitual em relação á outros conceitos importantes que nos ajudam a entender o homem como ser coletivo.
.
“Cultura é o modo próprio de ser do homem em coletividade, que se realiza em parte consciente, em parte