Contribuição da brincadeira de faz de conta no desenvolvimento e aprendizagem da criança de quatro a seis anos
O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATRAVÉS DA BRINCADEIRA
1. O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA CONCEPÇÃO DE PIAGET, WALLON E VYGOTSKY
PIAGET: define o desenvolvimento como um processo que prossegue numa seqüência de quatro estágios qualitativamente diferentes: sensório-motor ( 0 a 2), pré-operatório ( 2 a 6), operatório-concreto ( 7 a 11) e operatório-formal ( 11 em diante).
WALLON: o desenvolvimento está centrado na psicogênese da pessoa completa, o estudo integrado do desenvolvimento considera que não é possível selecionar um único aspecto do sujeito, vendo o desenvolvimento nos campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo).
VYGOTSKY: defende a idéia de que o desenvolvimento baseia-se na concepção de um organismo ativo, onde o pensamento é construído num ambiente histórico e social. Para ele as condições sociais e as interações com o outro afetam o raciocínio e o pensamento. A aquisição da linguagem reorganiza os processos mentais (a palavra da forma ao pensamento).
A BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA
2. O FAZ-DE-CONTA
A fantasia e a imaginação das crianças transporta-as para dentro de muitas situações e assim, ela cria e resolve os seus problemas.
No faz-de-conta as coisas se tornam outras, há uma mutação de sentido, os objetos parecem diferentes do que realmente são (BROUGÉRE 1998).
A substituição de um objeto real por outro, caracteriza um avanço no desenvolvimento infantil (VYGOTSKY 1998).
3. A IMPORTÂNCIA DO FAZ-DE-CONTA NA VIDA DA CRIANÇA
ATRAVÉS DA BRINCADEIRA A CRIANÇA:
Da início a aprendizagem, a formação da imaginação e as regras de comportamento além de favorecer a auto-estima (WAJSKOP 1999).
Comunica seus sentimentos e pensamentos (FRIEDMANN 1996).
Constrói a ligação entre a fantasia e a realidade (BROUGÈRE 1998).
Torna-se capaz de solucionar os conflitos internos e suas ansiedades (MOYLES 2002).
A PRÁTICA DA