CONTRIBUIÇÃO CIENTIFICA DO ENFERMEIRO NO TRATAMENTO DE FERIDAS
CURSO DE ENFERMAGEM
contribuição cientifica do enfermeiro no tratamento de Feridas
Karoline de Freitas
Rômulo Ramos Santos Ferreira
Sara Lorena Gonçalves Magalhães Peixoto
BELO HORIZONTE
2011
Karoline de Freitas
Rômulo Ramos Santos Ferreira
Sara Lorena Gonçalves Magalhães Peixoto
Contribuição cientifica do Enfermeiro no tratamento de Feridas
Monografia apresentada ao Curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras, como requisito parcial para a obtenção do título de Enfermeiro.
Orientação: Profª Ada Magaly Matias Brasileiro e Prof. Luciene das Graças Evangelista Massara
Belo Horizonte
2011
Monografia defendida publicamente no Curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras e aprovada pela seguinte Comissão Examinadora:
Prof.
Prof.
Prof.
Agradecemos aos amigos, familiares e professores aos quais recorremos em momentos de angústias e dúvidas durante a realização deste trabalho, e que, sempre com paciência e companheirismo, nunca nos faltaram uma palavra de incentivo e perseverança.
“O segredo da saúde, mental e corporal, está em não lamentar o passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas sim em viver sábia e serenamente o presente.”
Buda
Resumo O cuidado com feridas vem de 5000 anos atrás, passando pelo avanço da química nos séculos XVII e XVIII.O tratamento das lesões tissulares deixou de ser apenas enfocado na realização da técnica de curativo. Desde então é atrelada à essa prática a incorporação da metodologia da assistência que o enfermeiro presta, desde a avaliação do estado geral do paciente, exame físico direcionado de acordo com a etiologia da lesão, até mesmo a escolha do tratamento e da cobertura.Este estudo tem o objetivo de