Crianças e o Tráfico
Observando o documentário “Falcão Meninos do Tráfico” produzido por Celso Athayde e Mv Bill de 1999 a 2006, pude perceber a realidade sofrida de cada um, onde crianças e adolescentes são envolvidas no tráfico de drogas e não tem uma perspectiva de vida além do tráfico, muitos deles abandonaram os estudos por diversos motivos: falta de apoio, exclusão de professores e os próprios colegas de classe, e pelo governo que um dos garotos que aparecem no documentário diz que o governo não está nem ligando para a realidade deles, diz que os governantes querem essa realidade.
No documentário há muitos depoimentos que se parar refleti-los nos faz analisar a verdadeira vida desses garotos. Um dos depoimentos que mais me chamou a atenção foi de um garoto de apenas 11 anos quando perguntado por um dos produtores do documentário o que ele queria ser quando crescesse e sua resposta mais que direta, objetiva e clara: “Quero ser Bandido”. Apenas 11 anos e o garoto já tem o pensamento como muitos outros da mesma idade, mais velhos e quem sabe até mais novos.
Falcão é um documentário que nos chama para a realidade do país, pois o cenário principal é a favela, onde os objetivos dos jovens é ganhar dinheiro para gastar com roupas de grife e bailes funk, ajudar a mãe que na maioria das vezes é uma mulher que teve que criar os filhos sozinha pois foi abandonada pelo pai das crianças. Nas comunidades os traficantes, dão assistência aos moradores, ajudam a fazer um “puxadinho”, compram brinquedo para as crianças.
È muito triste essa realidade onde crianças não estudam e sim são submersas aos traficantes morrendo cedo. Para algumas crianças estudar não é uma realidade da vida deles, pois serão humilhados e excluídos, até mesmo quando vão procurar algum emprego não rejeitados, sem escolha vão para a vida do tráfico. E agora eu me pergunto: Será que eles