Contração musculas
CONTRAÇÃO MUSCULAR
MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO
O Músculo Estriado Esquelético é formado por feixe de células cilíndricas muito alongadas contendo muitos miofilamentos, são multinucleadas com os núcleos na periferia das fibras, apresenta estriações transversais, tais células têm contração rápida e vigorosa e está sujeito a controle voluntário.
O Sarcolema é a membrana celular que envolve a fibra muscular, composta por fibrilas finas de colágeno que na extremidade da fibra muscular se funde com a fibra tendinosa que se fundem para formar o tendão muscular que se insere no osso.
Próximo da inserção muscular, as fibras colágenas encapsuladas do tendão partem as fibras nervosas sensoriais (Corpúsculos tendíneos de Golgi), que são proprioceptivas, enviando para o sistema nervoso central as diferenças tensionais exercida pelo músculo sobre os tendões e que assim participam do controle das forças necessárias aos diversos tipos de movimento.
As Miofibrilas são grandes moléculas poliméricas responsáveis pela contração muscular. Cada miofibrila é formada por 1.500 filamentos miosina e 3.000 de actina que se interdigitam em parte formando, alternadamente, faixas claras (actina) e escuras (miosina). Faixas só de actina são denominadas Faixa I e faixas de miosinas, Faixa A. A faixa A apresenta uma faixa mais clara no centro, a banda H.
Notam-se projeções de laterais nos filamentos de miosina por toda a sua extensão exceto na parte mais central, são chamadas de Pontes Cruzadas, que interagem com a actina, sendo responsável assim pela contração muscular.
O Linha Z se prende a extremidade dos filamentos de actina, é formado por proteínas filamentosas diferentes das dos filamentos de actina e de miosina, passa de miofibrila a miofibrila, fixando-as entre si, ao longo de toda a espessura da fibra muscular.
São essas faixas que dão aos músculos esquelético e cardíaco a aparência de estriado.
A região de uma