Contratos de Construção
Contabilização Passo a Passo
De acordo com o método da percentagem de acabamento, os réditos são reconhecidos à medida que a obra contratada progride, ou seja, com base na produção.
Este método permite que a cada período contabilístico o resultado corresponda ao grau de acabamento, mediante o balanceamento dos réditos respectivos com os gastos incorridos inerentes.
Entende-se como grau de acabamento a relação entre os gastos incorridos até à data e a soma destes com os gastos estimados para finalizar a obra. Desta forma o grau de acabamento será igual a:
Num contrato de construção de preço fixado, o seu desfecho pode ser fiavelmente determinado, se:
– O rédito do contrato puder ser fiavelmente mensurado;
– For provável que os benefícios económicos provenham para a empresa;
– For possível fazer estimativas fiáveis dos gastos esperados para terminar o contrato;
– Os gastos do contrato puderem ser fiavelmente identificados.
Num contrato de construção de sobrecusto cost plus, o seu desfecho pode ser fiavelmente determinado, se:
– For provável que os benefícios económicos provenham para a empresa;
– Os gastos do contrato puderem ser fiavelmente identificados.
Nos gastos incorridos não se poderão considerar aqueles que não reflictam o trabalho executado. São assim excluídos, por exemplo, os materiais adquiridos que ainda não tenham sido montados ou utilizados.
A fórmula referida para reflectir o grau de acabamento, será de aplicar, quando existam pagamentos fraccionados e/ou adiantamentos recebidos dos clientes, visto esses, normalmente não reflectirem necessariamente o grau de acabamento, não podendo por isso ser considerados como réditos.
Não se poderá aplicar o método da percentagem de acabamento se não houver possibilidade de estabelecer estimativas fiáveis. O método não será passível de aplicação se não se conhecer o preço de venda. Logo pode não se aplicar a empresas imobiliárias, sendo nesse