Vida de Jesus
2 CONSIDERAÇÕES GERAIS
2.1 Genealogia de Jesus
Segundo o autor..... a palavra genealogia significa o estudo da origem, da descendência e da relação entre famílias. Essa palavra deriva-se do grego genos, “raça’’, logos, “discurso’’. No caso de algumas nações antigas, as genealogias revestiam-se de grande importância, pois as sociedades eram organizadas segundo as linhagens tribais. Dentro da cultura dos hebreus, as genealogias preservavam as identificações tribais e as possessões sob forma de terras, sendo muito importantes para uma cultura nitidamente agrícola. Cada geração constituía-se de um grau, sem importar se partiram de um homem para seus ascendentes ou de um homem para seus descendentes.
Tratando-se da genealogia de Jesus, Mateus enfatiza o significado teológico de Jesus desde o princípio. Jesus é o Messias judeu, o Cristo, e o descendente do rei Davi. Ele também é o descendente de Abraão, o pai da nação judia.
Segundo o livro de João, em seu capítulo 16, versículo 28, diz que “Cristo veio do Pai”. Já no capítulo 4 de Gálatas afirma que Ele nasceu de uma mulher.
Os textos proféticos descritos na bíblia expressam essa dualidade, essas duas origens. Jesus havia de descer do céu e surgir da terra. No livro de Isaías, ao mesmo tempo em que apresenta Jesus como o fruto da terra, também o menciona como o “renovo do Senhor’’. No capítulo 4, versículo 2, o profeta Isaías assim diz: “Naquele dia o renovo do Senhor será cheio de beleza e de glória, e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel”.
Enquanto Paulo, no livro de Romanos assegura que Ele nasceu da semente de Davi, os evangelhos de Mateus e Lucas iniciam com a genealogia humana de Cristo. Maneira muito semítica de começar.
A genealogia de Jesus segundo o evangelho de Mateus é descendente e traça a marcha de Deus até o homem para levar sobre si os seus pecados. Lucas, pelo contrário, traça sua genealogia em sentido oposto, no sentido ascendente, e