Contratar Amigos
NUMA E A NINFA
Fortaleza – CE
2013
Daniel Guilherme de Freitas
Francisco Andrey de Sousa Lima
Raimundo Crisóstomo de Paula Filho
Rodrigo de Andrade Viana
Samuel da Silveira
Trabalho apresentado à disciplina Língua Portuguesa como requisito avaliativo, sob orientação do professor Carlos Alberto Pacheco Pereira.
Fortaleza – CE
2013
Introdução
Este trabalho foi feito com o intuito de apresentar ao professor e aos alunos a obra Numa e a Ninfa de Lima Barreto por meio de um resumo e uma dramatização baseada na obra e uma dissertação sobre o tema mais abordado na obra, a política.
Resumo de Numa e a Ninfa
A obra retrata a política em todos os seus aspectos, desde os mais simples aos mais complexos e também demonstra a real política vivida naquela época, com toda sua corrupção, ganância e busca pelo poder.
Cogominho, um importante político do Rio de Janeiro, que possuía uma bonita filha chamada Edgarda, garota acostumada com o luxo e a glória, a qual casou-se com Numa, um jovem de poucos recursos que a muito custo tornou-se bacharel em Direito. Esse casamento ocorreu simplesmente porque Numa tinha em mente que o melhor meio de progredir na vida no Brasil, seria se tornar um político e viu a chance perfeita casando-se com Edgarda, cujo pai viria a ser seu padrinho político.
O plano de Numa ocorreu como o planejado, mas sua atuação não se fazia notar, pois era um político passivo, que não discursava sobre os temas debatidos, seus votos eram feitos de acordo com a vontade dos líderes do seu partido, fatos que não o incomodavam muito, já que para ele, o importante era apenas o dinheiro. Entretanto, sua mulher que era administradora do prestígio e do orgulho de ser mulher de um deputado, queria tornar o marido um político de renome e para isso, o convenceu a que realizasse um discurso no parlamento, discurso este que foi