CONTRASTE BARITADO
Contraste Negativo: São os que têm uma densidade mais baixa do que os tecidos do corpo, resultando numa placa de imagem escura. Por exemplo o ar. Para contrastes negativos, têm utilizado vários gases, como Ele, N, Dióxido de carbono, etc Mas eles são muito difíceis de gerenciar e mais dosificación.Él utilizado foi o ar, mas causou efeitos colaterais graves e exames em que foi acusada de ter sido superado por TACHoy dias ainda é usado em explorações de gás ou ar e duplo contraste alguns muito específicos.
Contraste Positivo: Eles possuem uma densidade maior do que o mesmo maior do que a do osso, do tecido humano, de modo que a imagem vai ser blanca.Hay vários tipos de tal contraste que responde às necessidades de radiodiagnóstico: -Contrastes não iodado: são utilizados para via oral ou rectal, para encher o tracto gastrointestinal. Ele é mais utilizado sulfato de bário contraste iodados .: Pode ser usado por todas as rotas e são os mais comumente usados. Eles podem ser mais solúvel em água e solúvel.
Principais vias de administração: 1.Oral: Quando o meio de contraste é ingerido pela boca. EX: Sulfato de Bário para o Esôfago (Esofagograma).
2.Parenteral ou EV: Quando o meio de contraste é ministrado por vias endovenosas ou artérias. EX: Urografia excretora
3.Intratecal: É aplicado dentro do canal medular por baixo da DURAMATER. É usado para punções lombar. EX: Mielografia
4.Endocavitário: Quando o meio de contraste é ministrado por orifícios naturais que se comunicam com o meio externo. (ex: uretra, reto, útero, etc.). EX: Histerossalpingografia, Clister opaco.
5.Intracavitário: Quando o meio de contraste é ministrado via parede da cavidade em questão. (ex: fístula). EX: Colangiografia pelo dreno, Fístulografia.
Principais exames realizados: exames contrastado do esôfago,estômago e duodeno, transito delgado e clister opaco.
Reações Adversas: Leves:
Vômitos e náuseas
Urticária e espirros
Extravasamentos
Moderadas: