Contraponto entre sociologia e entre os muros da escola
Etapa 2
Passo 2/1
O filme “Entre os muros da escola” retrata o cotidiano de uma escola francesa, onde em uma sala de aula com alunos adolescentes de diversas etnias, culturas e raça, que fazem parte de um sistema de ensino que divide os alunos de acordo com suas classes sociais. Os alunos são da mesma classe social, e portanto, possuem suas culturas de acordo com esta classe. Assim, a escola transmite conhecimentos aos alunos que não correspondem a seus costumes, impondo uma cultura mais próxima da burguesia, revelando seu caráter de opositora. Em consequência, como demonstrado no filme, os alunos têm mais dificuldade em aprender os conteúdos ensinados pelo professor, pois o que lhes é ensinado não faz sentido, e sim os torna discriminados.
Para a sociologia da educação o papel dos professores é fundamental para a formação do ser autônomo capaz de ler o mundo, isso compreende ser capaz de entender as diferenças e as desigualdades que fazem parte deste modelo social em que vivemos, sendo que, o aluno deve ser preparado para poder agir dentro da sociedade na qual está inserido. O aluno trás para a sala de aula um complexo de vida, uma história sócio cultural que não pode ser desprezada pela escola e pelo professor.
Passo 3
Nos primeiros quadrinhos o que deu para perceber é que em algumas cidades há o desperdício em excesso de água, enquanto em outras há seca e poluição.
Nos próximos quadrinhos se percebe a descriminação da pessoa que não tem uma condição financeira adequada para os padrões de um a sociedade desenvolvida.
Passo 4
A sociologia é uma ciência que tem como proposta pensar sobre o homem e a sua interação, produzir conhecimento para pensar o processo social e como funciona esse processo social, Essa construção da sociedade.
Sociedade que se faz o tempo todo, que se modifica sem parar. Também surgiu da necessidade de se explicar os problemas sociais, as culturas existentes e as “diferenças”
A Sociologia é