Contos
Contos são gêneros literários fundamentais para se abordar na Educação Infantil, porque envolve a ficção, a magia, a fantasia, desperta o interesse da criança pelo livro e ajudam a aguçar o imaginário das crianças.
Nos Contos de Fadas tudo é possível, a introdução dos textos é realizada pelo conhecido “Era uma vez...”, e a história desenrola-se surgindo sempre objetos mágicos que solucionam qualquer problema.
Podemos perceber que os contos são historias que levam as crianças a imaginarem diversas situações, levam a criança a um mundo que não existe, apesar de conter personagens com os quais o leitor pode identificar-se, possui desfechos maravilhosos, mágicos e inexplicáveis.
Corso (2006) define contos de fadas como contos maravilhosos que são assim definidos por conterem algum elemento magico ou fantástico, este elemento magico não precisa ser necessariamente fadas, mas um elemento extraordinário, surpreendentemente e encantador.
‘’ A magia dos contos de Fadas atrai as crianças para a descoberta das imensas possibilidades de apreensão e reelaboração. Todos os conflitos humanos ali circulam e são resolvidos através da fantasia, única forma que o pensamento infantil admite a eterna solução infantil positiva, passa para a criança uma imagem otimista do mundo fazendo a criança perceber que os problemas existem, mas que eles devem ser enfrentados e podem ser solucionados. (BETTLHEIN,1994, p 27)’’
Todo ser humano necessita saber expressar suas ideias, desejos e necessidades. É através do uso da linguagem e da comunicação seja ela oral ou escrita que o ser humano convive em sociedade.
Leitura é antes de tudo uma leitura de mundo, mas para haver essa leitura de mundo é necessário também que se aprenda a leitura escrita, porem, a leitura não é apenas saber decodificar os códigos escritos e sim, apropriar –se dos conhecimentos extraídos da leitura.
Freire (1993) afirma que a leitura de mundo precede a