CONTOS ROM NTICOS
Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira
Professores: Lucélia Santos &
Raquel Carvalho
CONTO DE AMOR
“Quem conta um conto, aumenta um ponto.”
Foi dessa forma que esse tipo de texto surgiu. Não sendo por acaso seu nome, o conto teve início junto com a civilização humana. Como já estudamos em outras aulas sobre contos, podemos definir um conto como uma narrativa de ficção, que possui um universo de seres e fatos ficcionais, com fantasia ou imaginação. Dessa maneira, como todas as obras de ficção, o conto possui: narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
Quanto à narrativa escrita, esta surgiu no Brasil durante o Romantismo, porém, os escritores românticos não desenvolveram bem esse tipo de gênero. O primeiro grande contista brasileiro,
Machado de Assis, começou a escrever contos no início do Realismo.
Conto de Amor
Contos são estórias criadas através da imaginação de quem as escreve. As pessoas sempre contaram histórias, reais ou fabulosas, oralmente ou através da escrita. Conto de Amor é exatamente isso, onde o foco é o amor entre 2 pessoas que no final vivem ou não felizes para sempre.
Características do Conto de
Amor
É uma narrativa linear e curta, tanto em extensão quanto no tempo em que se passa.
Todas as ações se encaminham diretamente para o desfecho. Envolve poucas personagens, e as que existem se movimentam em torno de uma única ação.
As ações se passam em um só espaço, constituem um só eixo temático e um só conflito.
Frequentemente giram em torno de duas pessoas
É uma história de amor
Tem final feliz ou não, ou as vezes pode ficar sub entendido. Meu Primeiro Amor
Eu tinha treze anos quando conheci o José Frederico. Era um menino lindo, de quinze anos.
Todas as meninas gostavam dele, e eu não poderia ser exceção. Um dia ele veio conversar comigo no intervalo da aula. Meu coração bateu descompassado. Como? Por que comigo? Havia tantas meninas mais bonitas que eu ...
Eu, que sempre me senti um