Contos Da Meia Noite
Machado de Assis relata a história de um jovem goiano que a mando de seu pai, um proprietário de terras em Goiás, vai estudar na França durante 8 anos.
Já formado em medicina, Camilo Seabra conhecido na cidade parisiense como o aventureiro galanteador tem um caso rápido com uma viúva de um tal príncipe Alexis.
O pai de Camilo, um homem muito influente na cidade de Santa Luzia manda-lhe uma carta pedindo para que seu filho volte a terra natal. Com muita tristeza o jovem deixa uma carta de despedida para viúva e parte para o Brasil conforme o pedido de seu pai.
No caminho ele encontra um conhecido da mesma cidade Sr. Leandro Soares e durante o percurso o Soares conta sua história de um homem apaixonado, mas não correspondido. Sua amada chama-se Isabel filha de um coronel da cidade.
Camilo chega a cidade e é recebido com muito orgulho por seu pai, familiares e amigos, conta-lhes suas experiências vividas em outro país e depois de alguns dias fica entediado com a monotonia da cidadezinha pacata de Sntª Luzia. Se pai deseja que o jovem entre na política, mas Camilo não se interessa pelo assunto.
O médico depois de alguns dias lembra-se da história contada pelo seu companheiro de viagem e acaba por ficar curioso em saber quem era a tal moça que menosprezava o rapaz. As únicas vezes que Camilo acordava cedo era para ir a missa de domingo e em uma dessas vezes acabou por cruzar com a Jovem Isabel no qual imediatamente ficou enfeitiçado por ver tanta beleza em uma pessoa só.
Em uma festa típica da cidade o jovem conhece um senhor que conta a história e o porquê da moça nunca ter se apaixonado por nenhum rapaz. Há uns anos atrás quando Isabel ainda era uma menina, ela se apaixonou por um menino que subira em uma árvore para pegar uma flor azul (parasita) e acabou se machucando. O menino de a ela a flor e costumava chamar-la de sua mulher ,prometeu esperar até o dia que eles fossem mais velhos e pudessem se casar. O rapaz sumiu