Conto
Uma mudança de vida e uma conquista de sonhos
Sendo um romance autobiográfico, e publicado em 1982, o livro Feliz Ano Velho do autor Marcelo Rubens Paiva, relata sobre o acidente que o deixou tetraplégico a poucos dias do natal de 1979. Uma historia com trajetória triste que marcou a vida do autor da seguinte forma.
Dia 14 de Dezembro de 1979, as 17 horas.Foi nesse dia que após uma brincadeira meio estúpida e embriagada, que Marcelo Rubéns Paiva, muda sua vida completamente.
Em busca de aproveitar um dia de sol e espantar o calor, Marcelo e alguns amigos vão até uma cachoeira, e já bêbado grita alegre para Grégor, que iria procurar um tesouro escondido e pula com estilo Tio Patinhas. Acaba pulando em um local raso e bate a cabeça, ficando por um tempo ouvindo apenas um zumbido, sem entender muita coisa percebe que não consegue mexer seus braços e pernas, sabe que pode consequentemente morrer afogado, então ele evita respirar para que possa boiar “sempre foi muito estrategista’’.Por alguns segundos começa a imaginar mil coisas, de filmes que assistiu, e até como que a morte iria aparecer, se ele iria para o céu, pensamento esse que até o momento até o próprio duvidava.Brinca com a possibilidade da morte, mas mesmo assim tem pressa para encontrar uma solução.Quando ele sentia que estava em seus minutos finais, quase desistindo, sente novamente o ar, alguém o tirou da água, meio embaçado consegue perceber que esta sendo carregado pelo Professor Urtiga. Seus amigos tem a ideia de colocá-lo de pé, mais muito machucado e com a cabeça sangrando, não consegue se manter em pé.Os amigos vendo a gravidade do problema levam –o para um hospital.
Desse dia em diante Marcelo, fica internado e passa por grandes reflexões e revive também momentos bons de sua vida, mesmo tendo a incerteza de continuar com ela. Relata como se fosse num filme suas histórias, seus gostos, experiências sexuais com diferentes garotas,