Continente Africano
Em função das temperaturas médias anuais elevadas na maior parte da África, suas regiões climáticas estão baseadas principalmente na quantidade e distribuição sazonal de chuvas. Cerca de ¾ do continente são recobertos por climas tropicais, enquanto o restante recebe influência do clima subtropical, mediterrâneo e temperado. No alto das montanhas ocorrem climas frios.
As linhas imaginárias do Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio que atravessam a África formam uma espécie de simetria. O Equador atravessa a parte central do continente e o divide de maneira que os climas que aparecem no norte do país em direção do Equador se repetem no hemisfério sul de maneira invertida.
Clima Equatorial/Tropical Úmido - Floresta Latifoliada
O clima Equatorial existe em apenas uma parte relativamente pequena da África. Ele ocorre em um trecho de 1.100 km de largura ao longo da linha do Equador, terminando em terras altas da África Oriental e Central. Há também faixas mais restritas com clima Tropical Úmido ao longo do Golfo da Guiné, que tem forte influência das monções, e ao longo da costa leste de Madagascar. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, com temperaturas médias que permanecem próximas de 27 ° C, com pequena variação sazonal entre o dia e a noite.
A vegetação correspondente é a latifoliada, com grande biodiversidade. A maior parte das florestas da África é tropical. Elas cobrem menos de um décimo do continente e ocorrem onde as chuvas são mais fortes ao longo do ano. A floresta é composta de várias camadas de vegetação. A camada superior consiste em copas de árvores muito altas (38-76 m); as camadas inferiores são constituídas pelo topo das árvores mais baixas, arbustos e trepadeiras. A maioria das árvores é perenifólia, de folhas largas, embora existam coníferas em áreas com maior altitude. Elas produzem celulose e madeiras como o mogno, ébano e teca. As palmeiras, árvores produtoras de borracha e cipós,