CONTINENCIAS E HONRAS
CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS
DIVISÃO DE ENSINO – SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO
CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS/2015
DISCIPLINA: ORDEM UNIDA
FACILITADOR: LUCIVAL VIEIRA DE MELO - 3º SGT. PM
REGULAMENTO DE CONTINÊNCIAS,
HONRAS, SINAIS DE RESPEITO E
CERIMONIAL
MILITAR DAS FORÇAS ARMADAS
DECRETO N. 2.243 - DE 3 DE JUNHO DE 1997
DA DISCIPLINA
A disciplina é a força principal das Instituições
Militares. A disciplina, no sentido militar, é o predomínio da ordem e da obediência, resultante de uma educação apropriada.
A disciplina militar é, pois, a obediência pronta, inteligente, espontânea e entusiástica às ordens do superior. Sua base é a subordinação voluntária do indivíduo à missão do conjunto, do qual faz parte. A disciplina é o espírito da unidade militar.
O objetivo único da instrução militar é a eficácia no combate. No combate moderno, somente tropas bem disciplinadas exercendo, um esforço coletivo e combinado, podem vencer. Sem disciplina, uma unidade é incapaz de um esforço organizado e duradouro.
Exercícios que exijam exatidão e coordenação mental e física ajudam a desenvolver a disciplina.
Estes exercícios criam reflexos de obediência e estimulam os sentimentos de vigor da corporação de tal modo que toda a unidade se impulsiona, conjuntamente, como se fosse um só homem.
DA DISCIPLINA MILITAR (RDE) As ordens devem ser prontamente cumpridas. Cabe ao militar a inteira responsabilidade pelas ordens que der e pelas consequências que delas advierem.
Cabe ao subordinado, ao receber uma ordem, solicitar os esclarecimentos necessários ao seu total entendimento e compreensão.
Quando a ordem contrariar preceito regulamentar ou legal, o executante poderá solicitar a sua confirmação por escrito, cumprindo à autoridade que a emitiu atender à solicitação. Cabe ao executante, que exorbitou no cumprimento de ordem recebida, a responsabilidade pelos excessos e abusos que tenha cometido. DOS SINAIS DE RESPEITO E