Contextualização sobre os elementos químicos Au, Cr, Ni, Sn, Ag e W em sala de aula: uma abordagem significativa no ensino de química.
Autores: Ilzenir Cardoso Pereira, Lídia Cássia Rodrigues da Silva, Danielle Rodrigues Monteiro Da Costa, Amaral Nunes De Souza ( ilzennyr_@hotmail.com , lidia_c@hotmail.com UEPA)
RESUMO
Este trabalho é uma adaptação do projeto de estágio supervisionado IV, realizar-se- há no terceiro bimestre 2014, tem como objetivo explorar o conteúdo sobre os elementos químicos e contextualizar esse assunto nas aulas de química, elaborando um jornal informativo, relacionando a abordagem do conteúdo aos problemas do meio ambiente e no ensino de química, instigando o aluno a habituasse a pesquisa e ao desenvolvimento do pensamento crítico. Será desenvolvido durante aplicação da disciplina estágio supervisionado IV, por discente do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual do Pará. A abordagem por meio do conhecimento de forma a estimular o uso de um material acessível que venha proporcionar interatividade e cooperação no trabalho em equipe praticado entre alunos e o professor.
Palavras-Chave: contextualização, tabela periódica, Jornal informativo.
INTRODUÇÃO
O ensino de química vem sendo aplicado nas escolas públicas do Brasil de maneira descontextualizada, com métodos de ensino tradicional, apesar dessa realidade notória podemos perceber que existe maneiras diversificadas para aplicação de um ensino diferenciado.
De acordo com (SILVA, 2007). A contextualização no ensino é defendida por diversos educadores, pesquisadores e grupos ligados à educação como um “meio” de possibilitar ao aluno uma educação para a cidadania concomitante à aprendizagem significativa de conteúdos. Diante disso, os professores buscam diversificar cada vez mais as metodologias empregadas na sua prática docência.
Segundo Maldaner (2003) o objetivo de contextualizar o ensino de química é