Contextualiza O
Em primeiro lugar, apresenta-se e discute-se o termo cotidiano e contextualização por meio de contribuições da pesquisa em ensino de ciências. Em segundo lugar, apresentam-se e discutem-se a relação entre os dois temas e a circulação destes em discursos e textos nas diretrizes curriculares e em materiais didáticos para a disciplina de química ao nível médio.Por fim, propõe-se uma reflexão sobre avanços e contrapontos sobre o uso dos termos cotidiano e contextualização na comunidade escolar.
Cotidiano
O termo é amplamente conhecido e, aos olhos da maioria, é uma abordagem fácil de ser posta em prática. Contudo, alguns trabalhos de pesquisa apontam que esse axioma não existe. Para Chassot (2001), o cotidiano virou uma espécie de modismo com simples propósito de ensinar somente os conceitos científicos. Uma prática pedagógica baseada na utilização de fatos do dia a dia para ensinar conteúdos científicos pode caracterizar o cotidiano em um papel secundário, ou seja, este servindo como mera exemplificação ou ilustração para ensinar conhecimentos químicos.
Geralmente, tais situações são introdutórias aos conteúdos teóricos e têm o objetivo de chamar a atenção do aluno, aguçar sua curiosidade, porém, exclusivamente motivacional, com único propósito de ensinar conteúdos.
[…] adotar o estudo de fenômenos e fatos do cotidiano pode recair numa análise de situações vivenciadas por alunos que, por diversos fatores, não são problematizadas e consequentemente não são analisadas numa dimensão mais sistêmica como parte do mundo físico e social.
Existe uma abordagem ainda ausente de problematização do cotidiano. Alguns materiais abordam o cotidiano no ensino de química entre eles: Química na Abordagem do