Contexto Organizacional
O contexto Organizacional de uma empresa pode ser definido pelos seguintes pontos: o setor de atuação de uma empresa, o seu tamanho, a sua estrutura funcional, a agilidade de comunicação, o contexto executivo das suas funções, a definição de papeis e responsabilidades assim como a capacidade para dar a empresa um grande potencial competitivo aspectos como cultura, políticas e filosofia organizacional (REZENDE, 2002). A cultura é uma parte critica do contexto organizacional por que esta produz laços individuais e coletivos e fortalece o sentido de grupo de uma organização deixando mais evidente nas suas ações o sentido de missão da empresa(DAVENPORT, 1999 apud REZENDE, 2002). Existem várias estratégias internas que possibilitam que uma organização melhore seu contexto organizacional.
Uma delas diz respeito a qualidade de seus funcionários. Se eles são bem remunerados, se tem qualidade de vida em seu ambiente profissional, se a empresa proporciona plano de carreira, se ela estimula o seu colaborador através de premiação, a organização tem condições de alavancar suas vendas/estrutura interna, pois a retenção do recurso humano competente (capital intelectual) é fundamental para a saúde da mesma.
Outra estratégia interna que possibilita melhora no contexto organizacional diz respeito às comunicações. Se há uma rede de comunicações bem estruturada entre setores, haverá um fluxo contínuo e sem perdas, o que traz reflexo em cumprimento de planejamento/estratégias montadas pelo nível estratégico.
Transformar a organização em uma mescla de organização formal e informal também melhora o contexto organizacional.
A organização formal traz métodos burocráticos que disciplinam alguns processos que necessitam de maior controle, tais como os processos industriais, os processos administrativos formais (traduz-se em organização, uma das funções básicas da administração). Por outro lado, uma estrutura informal traz agilidade no processo decisório