Contexto histórico para o surgimento da sociologia e da antropologia
1- Conceituação
Sociologia
Estudo científico do comportamento do ser humano em função do meio em que vive. Este comportamento é construído pela sociedade. Nasceu de uma mudança radical da sociedade, resultando no surgimento do capitalismo.
Como disciplina científica, surgiu no séc. XIX. Mesmo antes de ser considerada como tal, estimulou a reflexão da sociedade moderna colocando como "objeto de estudo" a própria sociedade, tendo como principais articuladores Auguste Comte e Émile Durkheim. Considerado o pai da sociologia, Augusto Comte (1798 – 1857) refletia os eventos turbulentos do seu tempo. Pretendia criar uma ciência que recuperasse a organização da sociedade.
Antropologia
A antropologia é uma ciência social surgida no século XVIII. Porém, foi somente no século XIX que se organizou como disciplina científica. A palavra tem o seguinte significado: antropo=homem e logia=estudo. A Antropologia estuda os costumes, hábitos, crenças, aspectos físicos, dentre outros aspectos, dos diferentes povos que viveram e ainda vivem no nosso planeta. A diversidade cultural dos povos, portanto, é estudada pelos antropólogos, considerando que cultura engloba todo tipo de manifestação social ( hábitos, crenças, folclore,mitos). São fontes de pesquisa para os antropólogos os livros, imagens, depoimentos, objetos, observações, etc. Em suma, a Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Principais nomes da Antropologia:
- Bronislaw Malinowski (1884-1942) – valorizou o trabalho minucioso e o convívio com povos nativos como forma de obter informações para o trabalho antropológico.
- Franz Boas (1858-1942) – estudou vários povos indígenas dos Estados Unidos.
- Claude Levi-Strauss (1908-2009) – criador do estruturalismo. Sua obra principal foi “O pensamento selvagem”.
2 - Contexto Histórico
A Antropologia passa a ser considerada uma ciência somente no