Tempos modernos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CAMPUS IV – LITORAL NORTE - CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO – CCAE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ANTROPOLOGIA E CULTURAS INDÍGENAS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
TEMPOS MODERNOS: E O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
RIO TINTO
2010
ALUNO: ANTONIO MENDES JUNIOR
Disserte sobre: O contexto histórico do surgimento da sociologia, relacionando o filme “Tempos Modernos” e os textos discutidos em sala de aula.
RIO TINTO
2010
O objetivo deste trabalho é analisar o contexto histórico do surgimento da sociologia, relacionando o filme “Tempos Modernos” e os textos discutidos em sala de aula. No filme Tempos Modernos, produzido, em 1936 com direção de Charles Chaplin, a análise será feita com foco em dois personagens principais, que são: Charles Chaplin (Um trabalhador que não consegue se firmar em local algum), Paulette Goddard (Uma menina, adolescente, pobre que fica órfã.)
O filme é o retrato da sociedade capitalista que começava a se desenhar na Europa e nos Estados Unidos, mais precisamente após a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, inicia-se um processo, uma metamorfose na família, na economia e no social. Que segundo MARTINS (1982, p.13-15) “um dos fatos de maior importância relacionados com a revolução industrial é sem dúvida o aparecimento do proletariado, a intensa migração do campo para cidade, devido a forte industrialização e urbanização, tendo várias conseqüências: altas taxas de prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade e a miséria que atingia o campo”. Diante desse novo cenário de transformações necessitava-se de analisar a sociedade que passava a ser “objeto” de investigação, foi nesse sentido que os pensadores refletiram as novas condições de vida provocadas pelas revoluções, que produzira fenômenos inteiramente novos que mereciam ser analisados tais como: avanço do